Análises a Azeitona e Bagaço de Azeitona

Pretende saber o tipo de rendimento que vai obter das suas azeitonas, o seu grau de acidez ou outros fatores? Conheça todos os serviços que o LAGRA tem para lhe oferecer!

Análises a Azeitona e Bagaço de Azeitona

No LAGRA são efetuadas as análises para a determinação do rendimento da azeitona. Encontram-se ao dispor dois métodos para esta mesma determinação, nomeadamente um método expedito (Análise por NIR), que realiza a análise em 24h e onde é determinado a gordura, humidade e gordura na pasta seca. O LAGRA também tem ao dispôr método oficial da determinação da gordura (Soxhlet) e humidade (Gravimetria) da azeitona, ambos ensaios acreditados pelo IPAC. Tanto um como outro método estão disponíveis para a azeitona e para o bagaço da azeitona (este último não acreditado).

O LAGRA é um dos únicos laboratórios do país que efetua o ensaio da determinação dos ácidos gordos livres (acidez) na azeitona e que disponibiliza este ensaio acreditado pelo IPAC. Para tal extrai o azeite pelo método Abencor. Este método é o único que nos dá o resultado real da acidez da azeitona, conservando todas as suas características químicas e organolépticas, e com a minimização de erros e desvios próprios de outros métodos usados para medir o teor de acidez.

No que diz respeito a análises a amostras de azeitona e bagaço de azeitona, as análises que realizamos no LAGRA são as seguintes:

  • Determinação da gordura (rendimento) da azeitona e bagaço de azeitona pelo método Soxhlet, que é o único método de referência para este tipo de análises e o que proporciona toda a garantia e fidelidade dos resultados. É o método indicado para comparar com os resultados do lagar em que se entrega a azeitona;
  • Determinação da humidade da azeitona e bagaço de azeitona, por gravimetria;
  • Determinação da gordura da azeitona na pasta seca. Esta determinação é um cálculo que tem em consideração a humidade e gordura na pasta húmida da azeitona. É um parâmetro importante para determinar o nível de maturação do fruto;
  • Determinação do teor de ácidos gordos livres (acidez) por volumetria, com extração do azeite pelo método Abencor
  • Determinação do Teor de Caroço do bagaço de azeitona por gravimetria.

No nosso anexo técnico é possível consultar quais os ensaios se encontram acreditados.

Contacte-nos para mais informações

Sim, quero receber o meu e-book gratuito

Quais as vantagens de analisar o solo? 
O que devo analisar no meu solo?
Como posso interpretar os meus resultados?
Sim, quero receber o meu e-book gratuito
close-link